top of page
Buscar

“Aracaju está cheia de obras estruturantes, que não estruturam nada”, declara Breno Garibalde

  • Foto do escritor: Breno Mendonca
    Breno Mendonca
  • 6 de fev.
  • 2 min de leitura

Em seu primeiro pronunciamento na nova legislatura da Câmara de Aracaju, nesta quarta-feira, 5, o vereador Breno Garibalde trouxe à tona a necessidade urgente de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU). O processo, que se arrasta há anos sem solução, impacta diretamente o desenvolvimento organizado da capital sergipana.  


“Falei sobre isso nos últimos quatro anos aqui nesta Casa, e a gente precisa retomar essa discussão o quanto antes. Não tem como essa cidade estar crescendo sem essa revisão. O nosso PDDU é do ano 2000, com estudos feitos em 1995. Enquanto isso, a cidade segue crescendo sem o devido planejamento há quase 25 anos. Isso causa consequências irreparáveis para a nossa cidade em setores como saúde, educação e mobilidade urbana”, pontuou o vereador.  


Em seu discurso, Breno lembrou as discussões para dar seguimento à terceira revisão do PDDU durante o ano de 2024. Segundo o parlamentar, o processo ocorreu de forma atropelada, utilizando diagnósticos desatualizados da cidade. “Um dos grandes problemas foi a falta de participação popular. A população precisa ser ouvida, precisa fazer parte desse processo, porque são eles que serão impactados diretamente com essa revisão, e isso precisa ser priorizado nesta nova gestão”, declarou o parlamentar. 


O vereador destacou ainda que o processo de revisão permanece barrado pela Justiça Federal. “Esse processo ainda não chegou aqui na Câmara de Vereadores, para que pudéssemos iniciar a votação, propor mudanças e apresentar emendas. Agora, a nova gestão já está se reunindo para iniciar um novo processo. O alerta que eu deixo é para que tenham muito cuidado com essa questão, para que não aconteça o mesmo que ocorreu na gestão passada”.  


Breno também mencionou as obras consideradas estruturantes que estão sendo realizadas na capital sergipana sem o devido planejamento. “Estamos com tantas obras ‘estruturantes’ na nossa cidade, obras que, inclusive, não estruturam nada se a gente não tem uma cidade bem planejada. Enquanto isso, o nosso Centro está esquecido. É uma região que tem toda a infraestrutura de saúde e educação, mas não há planejamento de moradia para aquela área. A gente precisa ocupar o Centro, fazer com que essa área seja novamente atrativa para moradia e comércio”.  


O parlamentar finalizou sua fala reafirmando que continuará lutando por uma cidade melhor, que pense nas pessoas e no meio ambiente. “Foi para isso que eu fui eleito. Contem comigo para fazer uma Aracaju melhor para todos que vivem aqui”. Texto: Nayana Araujo Foto: China Tom

 
 
 

Comentarios


bottom of page