Em pronunciamento na tribuna da Câmara de Aracaju nesta quarta-feira, 30, o vereador Breno Garibalde destacou a importância da valorização do centro da cidade. O assunto foi abordado em reunião do parlamentar com a Câmara de Serviços Imobiliários, na sede da Fecomércio/SE, para tratar da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da capital sergipana.
“É muito importante que a gente bata nessa tecla da valorização do centro de Aracaju. Infelizmente o centro está abandonado! Inclusive, podem chegar muitos investimentos para a cidade após as novas regras do Programa Minha Casa, Minha Vida para requalificação de prédios que estão abandonados, e a região central de Aracaju está repleta deles. Se a gente deixar do jeito que está, sem revisar o PDDU, não vai ser possível revitalizar esses prédios utilizando verbas do programa federal”, declara o parlamentar.
Breno ressalta ainda que, a ideia do centro da cidade é que as pessoas não precisem de carros e utilizem o transporte público para se locomover e chegar ao seu local de trabalho e áreas de lazer, por exemplo. “O ideal seria que as pessoas que trabalham na região central, morem próximo ao seu local de trabalho. Então, é muito importante pensar em trazer mais habitação para essa localidade. Precisamos pensar mais no nosso centro da cidade, e a revisão do Plano Diretor vai melhorar muito essa questão”.
Em sua fala, Breno bateu mais uma vez na tecla de que é necessário juntar os esforços para que a revisão possa finalmente sair do papel. “Mas, precisamos focar nisso, porque as consequências estão batendo na porta das pessoas. Vários bairros de Aracaju estão sofrendo, principalmente no que diz respeito à mobilidade urbana. Então, vou subir nesta tribuna quantas vezes for necessário para falar sobre o Plano Diretor, para que a cidade possa se desenvolver”, pontua o vereador.
Reunião na SMTT
Ainda em seu pronunciamento, o vereador Breno Garibalde falou sobre a reunião realizada na manhã da última terça-feira, 29, com o superintendente da SMTT, representantes das categorias de taxistas e condutores de transporte escolar, além dos vereadores Fabiano Oliveira e Ricardo Marques, para tratar de questões relacionadas ao corredor de mobilidade da Avenida Hermes Fontes. “A reunião foi motivada por uma reivindicação das categorias, para que eles também possam fazer uso desse corredor. Sabemos de toda a problemática acontecendo por lá, mas tivemos um diálogo muito aberto, colocando para o superintendente da SMTT sobre a importância da utilização do corredor por esses profissionais”.
Como presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Tecnologia, Segurança, Administração, Transportes e Comércio da Câmara de Aracaju, o parlamentar convidou o superintendente da SMTT, Renato Teles, à comparecer na casa legislativa para apresentar dados referentes ao corredor Hermes Fontes. “Renato Teles se comprometeu em trazer para esta casa após o dia 11 de setembro, uma posição sobre as questões tratadas na reunião”, conclui o vereador.
Texto: Nayana Araujo Foto: Gilton Rosas
Comments