Durante pronunciamento na sessão desta quarta-feira (01), o vereador Breno Garibalde repudiou a atitude do parlamentar gaúcho, que ofendeu trabalhadores baianos, pedindo que os empresários do setor, não contratassem mais “aquela gente lá de cima”. O gaúcho completou sua fala dizendo: “conversem comigo, vamos criar uma linha e vamos contratar os argentinos”.
O Ministério Público do Trabalho deflagrou operação que encontrou 207 trabalhadores alojados em uma pousada em Bento Gonçalves, cidade vizinha de Caxias do Sul, em situação análoga à escravidão. Os homens saíram da Bahia com promessa de emprego, alimentação e hospedagem, mas foram alimentados com comida estragada e submetidos a ataques com máquina de choque e spray de pimenta.
Em seu pronunciamento, Breno afirmou que nenhum trabalhador ou trabalhadora, seja de onde for, por ser submetido a essas condições. “Estamos em 2023 e ainda existem pessoas em situação análoga à escravidão. O parlamentar do sul que defendeu isso, precisa ser responsabilizado! Liberdade de expressão não pode e não deve ser usada para justificar discursos xenofóbicas, racistas, lgbtfóbicos e de intolerância religiosa. As falas desse parlamentar sulista nos envergonha, e eu fiquei bem triste de ver que, em pleno 2023, ainda tem tanta gente com esse tipo de discurso. Na minha opinião, ele deveria ter sido preso! ”, ressaltou Breno Garibalde.
Texto: Nayana Araujo
Foto: Gilton Rosas
Comments