Foram aprovados na Câmara de Aracaju três projetos de autoria do vereador Breno Garibalde que tornam patrimônio algumas edificações de fundamental importância na identidade da capital sergipana, entre elas está a Igreja do Santo Antônio.
“Ao torná-las patrimônio, o proprietário não pode, por exemplo, descaracterizar o imóvel e isso ajuda diretamente na preservação da nossa identidade. Infelizmente ainda temos um caminho muito longo a ser percorrido na proteção do nosso patrimônio e isso poderia ser feito a partir de incentivos como o desconto no IPTU. Se ações assim não começarem a ser feitas, a gente vai continuar presenciando o abandono desses prédios e o esvaziamento do centro histórico” pontua o parlamentar.
As edificações contempladas com os PLs são:
Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese): Com quase cem anos, o prédio foi entregue em agosto de 1926 e abriga uma das entidades mais antigas de Sergipe. Mercado Municipal Carlos Firpo: Localizado no Siqueira Campos, o mercado da parte da história do bairro, sendo um ponto importante de comercialização. Ficou fechado por mais de 20 anos, foi revitalizado em 2016 e atualmente encontra-se desativado.
Igreja do Santo Antônio: Construção do século XIX em estilo neogótico, a igreja é uma das principais edificações históricas de Aracaju. Até hoje, sedia comemorações do aniversário da cidade.
Além desses três projetos de lei, o parlamentar protocolou outro PL que também torna a Estação da Leste, localizada no bairro Siqueira Campos, Patrimônio Histórico e Cultural de Aracaju. Todas a proposituras aprovadas agora seguem para a sanção do executivo municipal.
Foto: China Tom
Comments