“Por que reciclamos tão pouco?” Esse foi o tema da audiência pública promovida pelo vereador Breno Garibalde e realizada no plenário da Câmara de Aracaju, nesta segunda-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.
“Além de nos fazer perder muito dinheiro, a falta de uma reciclagem mais abrangente e bem realizada afeta diretamente o nosso meio ambiente. Foi uma audiência muito importante, da qual saímos com encaminhamentos para o poder executivo”, afirma o parlamentar.
Ainda segundo Breno, a ideia da audiência, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, é ampliar as discussões sobre o tema, além de trazer ideias e soluções para que sejam encaminhadas ao executivo. “Segundo dados mais recentes, no Brasil, apenas 4% dos resíduos sólidos são reciclados, e em Aracaju o número é ainda menor, somente 2%. O restante disso, a gente está pagando para enterrar. Isso poderia ser fonte de renda e riqueza para muita gente. Então é muito importante que a gente esteja aqui discutindo esse tema”, ressalta o vereador.
Entre os palestrantes da audiência, além do vereador, arquiteto e urbanista Breno Garibalde, estiveram Eduardo Matos, promotor do Ministério Público Estadual; Renato Filho, diretor da Eco TI Ambiental; Rodrigo Menezes, coordenador de comunicação corporativa da Orizon; Ramon Brant, Gerente Regional de Operações da Orizon; Luciana Rodrigues, professora doutora em Saúde e Ambiente e Vinícius Almeida, diretor operacional da Emsurb, além da presença da sociedade civil interessada.
Os participantes abordaram assuntos como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, logística reversa, aumento e apoio às cooperativas de reciclagem. “Agradeço à presença de todas e todos, especialmente aos palestrantes que falaram com tanta categoria sobre a questão da reciclagem de resíduos sólidos tanto em nossa capital, como a nível nacional”, conclui Breno.
Semana do Meio Ambiente
Continuando com a programação da Semana do Meio Ambiente realizada pelo parlamentar, na terça-feira, 6, será realizada o plantio de árvores na Rua Itabaiana, Centro de Aracaju, a partir das 14h.
Já na quarta-feira, 7, encerrando a programação, será realizada a implementação do projeto piloto de um jardim flutuante. A ação vai acontecer no Canal do Tramandaí, no Bairro Jardins, às 14h.
Foto: Gilton Andrade
Comments